160g de Fusilli de Grão-de-bico
250g de abóbora-manteiga ou hokkaido
1/4 cebola, 50g aprox.
3 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
1 mão cheia de salva fresca (pode substituir por tomilho ou orégãos frescos)
Sal marinho
Pimenta-preta moída na hora
100g de cajus, demolhados em água quente por 30 minutos
4 a 6 c. de sopa de levedura nutricional
2 c. de chá de mostarda, opcional
½ c. de chá de colorau
½ c. de chá de curcuma, opcional
Noz moscada moída na hora, a gosto
Água ou leite vegetal, se necessário
Aqueça o forno a 180 graus.
Corte a abóbora e a cebola em cunhas ou cubos. Distribua por um tabuleiro de forno, juntamente com os dentes de alho. Tempere com um fio de azeite, umas folhinhas de salva e um pouco de sal marinho e pimenta preta.
Leve ao forno por 30 minutos, até a abóbora ficar macia e a cebola ligeiramente caramelizada. Entretanto aqueça um fio de azeite numa frigideira e frite umas folhas de salva até ficarem crocantes. Reserve.
Coloque os legumes assados e as folhas de salva crocantes num liquidificador. Escorra o caju e adicione ao liquidificador, juntamente com todos os outros ingredientes, com exceção da água ou do leite. Triture acrescentando água ou leite aos poucos até obter um creme espesso macio e homogéneo.
Coza a massa conforme as instruções da embalagem. Enquanto a massa coze, coloque o molho de abóbora numa panela e aqueça em lume médio, mexendo sempre até engrossar ligeiramente.
Envolva a massa cozida no molho e sirva bem quentinho, salpicado com mais folhas de salva crocante e acompanhado de umas verduras escaldadas.
Receita desenvolvida por Joana Alves, autora do blog Le Passe Vite e dos livros Natural e Detox Natural