6 dentes de alho
1/2 cebola
1/4 pimento vermelho
100g de folhas frescas variadas: alface; rúcula, agrião; cerefólio
2 abacates maduros
1 limão
1 lima
80g salmão fumado
300g gambas cozidas
Manjericão fresco q.b.
Cebolinho fresco q.b.
Azeite e vinagre balsâmico q.b.
100ml vinho branco
Parmesão ralado q.b.
1 folha de louro
Sal e pimenta preta q.b.
1 c. de café rasa de pimentão-doce
1 c. de café rasa de piripiri
1 c. de chá rasa de açúcar mascavado
1 c. de sopa de orégãos secos
Lave as folhas e reserve num tabuleiro amplo e fundo, temperadas com um pouco de sal, o sumo de 1/2 limão e polvilhadas de orégãos secos.
Descasque os camarões já cozidos, retirando cauda, cabeça e pele e reservando os miolos. Descasque o abacate, corte em cubos pequenos, regue com o sumo do restante 1/2 limão, polvilhe com o açúcar mascavado e reserve.
Tempere o salmão fumado com pimenta e o sumo de meia lima, e reserve.
Pique os alhos e a meia cebola e o pimento em pequenos cubos (1cm).
Numa panela com água abundante temperada com sal, coza a massa al dente, escorra, passe por água fria e reserve. Guarde 100ml do caldo.
Em lume médio, numa caçarola com um fio de azeite e uma folha de louro, aloure o alho antes de adicionar o pimento. Deixe cozinhar 1 minuto e adicione a cebola, quando já estiver macia e transparente.
Aumente o lume e acrescente as gambas e 100ml de vinho branco, deixe ferver, baixe o lume para médio/brando e junte o caldo da massa. Tempere com sal, pimenta preta e pimentão-doce, mexa e deixe levantar fervura, antes de desligar.
Corte o salmão em tiras e pique o cebolinho. Disponha o fusilli na cama de folhas, regue com o sumo da 1/2 lima restante e polvilhe com um pouco de parmesão ralado. Acrescente por cima o abacate, e de seguida as gambas e o molho. Finalize com as tiras de salmão, tempere com um fio de vinagre balsâmico e polvilhe com o cebolinho picado e umas folhas de manjericão.